top of page

 

 

 

Leandro Karnal

 

    É professor, escritor e historiador, leciona história da América na UNICAMP. Foi curador de diversas exposições, como "A Escrita da Memória" e a elaboração curatorial do Museu da Língua Portuguesa. Foi curador do "Café Filosófico" em 2013, módulo: os 7 prazeres capitais – pecados e virtudes hoje. Graduado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e doutor pela Universidade de São Paulo.

 

 

 

 

 

 

 

 

Manoel da Costa Pinto

 

    Manuel da Costa Pinto é mestre em teoria literária pela USP, jornalista, crítico de literatura do programa Metrópolis, da TV Cultura, apresentador do programa

Entrelinhas – Confluências entre Música e Literatura, na rádio Cultura FM, colunista da revista “sãopaulo” e editor do “Guia Folha – Livros, Discos, Filmes”, do jornal Folha de S.Paulo. É autor de Paisagens Interiores e Outros Ensaios (B4), Antologia Comentada da Poesia Brasileira do Século 21 e Literatura Brasileira Hoje (ambos pela Publifolha) e Albert Camus – Um Elogio do Ensaio (Ateliê); organizador e tradutor de A Inteligência e o Cadafalso e outros ensaios, de Albert Camus (Record).

 

 

 

 

 

Tarso de Melo 

 

    Tarso de Melo nasceu em Santo André, em 1976. É autor de diversos livros de poesia, sendo o mais recente "Caderno inquieto" (Dobra, 2012). É também advogado e professor universitário (FACAMP e FDSBC), com mestrado e doutorado em Filosofia do Direito pela USP.

Escreve regularmente no blog "Contra tanto silêncio" [tarsodemelo.wordpress.com].

 

 

 

 

 

 

Veronica Stigger

 

    Veronica Stigger é escritora, crítica de arte e professora universitária. Possui doutorado em Teoria e Crítica de Arte pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado pela Università degli Studi di Roma “La Sapienza” e pelo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP). É coordenadora do curso de Criação Literária da Academia Internacional de Cinema e professora das Pós-Graduações em História da Arte e em Fotografia da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Entre seus livros publicados, estão O trágico e outras comédias (Coimbra: Angelus Novus, 2003; Rio de Janeiro: 7Letras, 2004 e 2007 [2ª ed.]), Gran Cabaret Demenzial (São Paulo: Cosac Naify, 2007), Os anões (São Paulo: Cosac Naify, 2010) e Opisanie świata (São Paulo: Cosac Naify: 2013; Prêmio Machado de Assis de 2013, da Fundação Biblioteca Nacional).

 

 

 

Kiusam de Oliveira

 

    Artista multimídia. Escritora. Autora dos livros Omo-Oba: Histórias de Princesas (Mazza, 2009), O mundo no black power de Tayó (Peirópolis, 2013), O mar que banha a ilha de Goré (Peirópolis, no prelo), Omo-Oba: Histórias de Príncipes (Global, no prelo). Contadora de histórias. Bailarina, coreógrafa, professora de danças afro-brasileiras. Pedagoga com habilitações em Orientação Educacional, Administração Escolar e Deficiência Intelectual. Doutora em Educação e Mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Especialista na temática das relações étnico-raciais, participando de conferências, congressos, simpósios etc. Experiência em assessoria na implementação da lei 10.639/03 nos municípios de Diadema (desde 2005) e São Paulo, na DOT-P-Guaianases (2013). Ministrante de cursos e oficinas sobre corporeidade afro-brasileira. Ativista do movimento negro. Orientadora Espiritual (Iyalorixá) através do jogo de búzios e numerologia africana.

 

 

Simone Pedersen 

 

    Nasceu em São Caetano do Sul, SP, em 1966.

Formou-se na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Viveu onze anos na Europa. Possui mais de trinta livros publicados, ganhou mais de cento e cinquenta concursos literários, entre eles, o Prêmio SESC de Literatura Infantil em 2013 e 2014, em 15º e 2º lugar respectivamente. Teve livro selecionado para o Catálogo de Bologna 2013 e selecionado pelo PNBE. Seu livro Poemas Minimalistas foi traduzido para inglês, espanhol e alemão

Blog: www.simonepedersen.blogspot.com

 

 

 

 

 

 

Cláudio Willer

 

    CLAUDIO WILLER (São Paulo, 1940) é poeta, ensaísta e tradutor, ligado à criação literária mais rebelde, ao surrealismo e geração beat. Publicações recentes, Manifestos, 1964-2010, (Azougue, 2013), Um obscuro encanto: gnose, gnosticismo e poesia (Civilização Brasileira, 2010); Geração Beat (L&PM Pocket, 2009); Estranhas Experiências, poesia (Lamparina, 2004). Prepara-se para lançar Rebeldes: Geração Beat e anarquismo místico (L&PM). Traduziu Lautréamont, Ginsberg, Kerouac e Artaud. Doutor em Letras na USP, onde fez pós-doutorado. http://claudiowiller.wordpress.com/about .

 

 

 

 

Fernanda de Almeida Prado

 

    Psicóloga Psicanalista Produtora Cultural/ Agente Literária do poeta Antônio Lázaro de Almeida Prado. Curso de Psicologia – UNESP campus de Assis/Formação Psicanalítica- Instituto Sedes Sapientae. Estudou filosofia com orientação de Luiz Alfredo Garcia Roza. Participou de uma grande variedade de cursos sobre Mitologia , Filosofia e Literatura na UNESP, USP e cursos livres da Casa das Rosas e Biblioteca Alceu Amoroso Lima. A principal influência na sua formação literária é a de meu pai, Antônio Lázaro de Almeida Prado que é escritor, poeta, crítico literário e professor de Teoria da Literatura e Literatura Comparada (professor fundador da Unesp de Assis- aposentado como professor emérito ). Seu pai é um grande mestre e sempre transmitiu com alegria seu conhecimento. Durante um longo período de sua infância e juventude assistiu as varias produções das Noites de Música e Poesia da UNESP e Catequese Musical que foram produzidas por seu pai, e que marcaram a toda uma geração de jovens estudantes da UNESP e moradores de Assis e região. O Sarau Chama Poética, organizado por Fernanda, desde 2004.

 

Márcia Tiburi

 

    Marcia Tiburi é graduada em filosofia e artes e mestre e doutora em filosofia. Publicou diversos livros de filosofia, entre eles  “As Mulheres e a Filosofia” (Ed. Unisinos, 2002), Filosofia Cinza – a melancolia e o corpo nas dobras da escrita (Escritos, 2004); “Mulheres, Filosofia ou Coisas do Gênero” (EDUNISC, 2008), “Filosofia em Comum” (Ed. Record, 2008), “Filosofia Brincante” (Record, 2010), “Olho de Vidro” (Record 2011), “Filosofia Pop” (Ed. Bregantini, 2011) e Sociedade Fissurada (Record, 2013). Publicou também romances: Magnólia (2005), A Mulher de Costas (2006) e O Manto (2009), Era meu esse Rosto (Record, 2012). É autora ainda dos livros Diálogo/desenho, Diálogo/dança, Diálogo/Fotografia e Diálogo/Cinema (ed. SENAC-SP). Em 2014 lança o ensaio Filosofia Prática, ética, vida cotidiana, vida virtual, pela editora Record. É professora do programa de pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Mackenzie e colunista da revista Cult.

 

 

 

Luiza Atallah

 

    Artista Plástica, Arte Educadora e Estudante de Arteterapia

Últimas exposições: Exposição SER EU... (Coletivo Didôis) – Museu de Santo André – março de 2014. Mostra de Artistas contemporâneos do ABC – Secretaria de Cultura de Santo André – 2013. Mostra de Arte “16º Urbano” - performance, Fundação das Artes de São Caetano do Sul – 2013. Mostra de Arte “15º Urbano”, Fundação das Artes de São Caetano do Sul – 2012. Exposição Salão Coletivo de Artes Plásticas do ABCD, Fundação Santo André – 2012

http://luizaatallah.wix.com/portifolio

 
 
 
 
 
Thais Riotto

 

    Thais Riotto (Santo André/SP – 28 de Setembro de 1981) Graduada em bacharel em Turismo pela Universidade Metodista de São Paulo. Atua como publicitária, roteirista, projetista, design e escritora. Possui algumas obras literárias entre elas a Coleção Aigam de 07 volumes. Publicou a obra Aigam Sweet Aigam 2013. . Proprietária da empresa Aigam: http://www.empresaaigam.com, além dos livros atuou como colunista online no extinto jornal Geração Pop Crush. Outros trabalhos podem ser conhecidos através do site pessoal: http://thaisriotto.wix.com/aigam
 

 

 

 

 

J.Geraldo Neres 

 

    Poeta, ficcionista, roteirista, dramaturgo, produtor cultural, arte-educador, compositor, e intérprete: arteiro. Simplesmente NERES. Pesquisador independente de cultura ancestral (dança, música, artes plásticas, artes cênicas, cultura popular, literatura, culinária, e outras). Co-fundador do Grupo Palavreiros (Diadema, Grande ABCD Paulista, 1999). (autor de quatro livros, e com textos traduzidos para os idiomas: Espanhol, Galego, Basco, Italiano, Francês, e Alemão). O quarto livro autoral: um pedaço de chuva no bolso, foi lançado pela Editora Kazuá, neste ano.

 

 

 

 

André Kondo

 

    André Kondo: autor de Além do Horizonte, Amor sem Fronteiras (Prêmio Paulo Mendes Campos – UBE-RJ), Contos do Sol Nascente (Prêmio Bunkyo de Literatura, M. H. Prêmio Esfera das Letras - Portugal, Prêmio ProAC – Governo de São Paulo), Cem pequenas poesias do dia-a-dia (Prêmio UNIFOR), Palavras de Areia (Prêmio Alejandro Cabassa – UBE-RJ, Prêmio Estímulo de Cultura) e Jabuti sabe voar? (Prêmio Maria Osternack). No prelo: O pequeno samurai (M.H. Prêmio João-de-Barro); Alguém viu minha mãe? (Prêmio CEPE). Recebeu mais de cem prêmios literários. Pós-graduado pela University of Sydney, morou na Austrália e no Japão, tendo viajado por 60 países. www.andrekondo.blogspot.com.br

 

 

 

Frederico Barbosa

 

    Frederico Barbosa (Recife, Pernambuco, 20 de fevereiro de 1961) é um poeta, crítico literário e professor de literatura brasileiro. Barbosa se formou em Física e Grego pela Universidade de São Paulo, onde ele se especializou em Língua portuguesa, Literatura brasileira e portuguesa.  Crítico literário do Jornal da Tarde e Folha de São Paulo por alguns anos, ele atualmente dirige um dos centros culturais mais importantes do Brasil, a Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura. Rarefato (São Paulo, Iluminuras, 1990); Nada Feito Nada (São Paulo, Perspectiva, 1993); Contracorrente (São Paulo, Iluminuras, 2000); Louco no Oco sem Beiras – Anatomia da Depressão (São Paulo, Ateliê Editorial, 2001); Cantar de Amor entre os Escombros (São Paulo, Landy Editora, 2002); Brasibraseiro (em parceria com Antonio Risério), (São Paulo, Landy, 2004); A Consciência do Zero (Rio de Janeiro, Lamparina, 2004).

 

 

Ricardo Lísias

 

    Ricardo Lísias publicou os romances Cobertor de estrelas, Duas praças, O livro dos mandarins, O céu dos suicidas e Divórcio e o livro de contos Anna O e outras novelas.Recebeu o prêmio de melhor romancista de 2012 da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e ficou em terceiro lugar no Prêmio Portugal Telecom de Literatura Brasileira em 2007. É doutor em Teoria Literária pela Universidade de São Paulo, mestre na mesma área pela Unicamp, e bacharel em Letras pela Unicamp. Seus romances e textos já foram ou estão sendo traduzidos para o espanhol, o galego, o inglês, o francês, o alemão e o hebraico. Colabora eventualmente com a revista Piauí.

 

 

 

 

 

Reynaldo Damázio 

 

    Jornalista e fã de Lima Barreto, trabalha como editor e escreve resenhas e artigos sobre literatura, faz parte do conselho editorial de “K – Jornal de Crítica” e dirige o site Weblivros. Autor de vários livros importantes na literatura brasileira, sendo um deles de poesia “Horas Perplexas” vencedor em 2º lugar do prêmio Alphonsus de Guimaraens , participante de 3 antologias de renome,”Na Virada do Século, Poesia de Invenção no Brasil” (Landy, 2002)” juntamente com os amigos Claudio Daniel e Frederico Barbosa,” Paixão por São Paulo” e “Antologia comentada da poesia brasileira do séc. 21”.

 

 

 

 

 

Márcia Barbieri 

 

    Márcia Barbieri é paulista, mestranda em Filosofia (Unifesp) e formada em Letras (Unesp). Publicou os livros de contos Anéis de Saturno (edição independente), As mãos mirradas de Deus (editora Multifoco) e Mosaico de rancores (no Brasil pela editora Terracota, em breve na Alemanha pela editora Clandestino Publikationen). Lançará no final de  2014 o romance A Puta. Participou de várias antologias e tem textos publicados nas principais revistas literárias.

 

 

 

 

 

Carlos Lotto

 

    Estudou jornalismo, administração, marketing e dramaturgia, especializando-se em arte-educação e saúde mental. Trabalha em ações de educação inclusiva e projetos de sensibilização à leitura, principalmente junto a Prefeituras e ONGs. Atuou nos Centros de Atenção Psicossocial de Diadema e São Bernardo, e em projetos de vídeo, teatro, dança, bibliotecas comunitárias e recitais de artes integradas junto à Casa da Palavra, Casa das Rosas e SESC. Desde 2010 integra as oficinas culturais do Centro de Detenção Provisória de Diadema, num programa que em 2014 expande-se para outras penitenciárias do Estado. É cantor, poeta e contador de historias trabalhando ainda com qualificação de professores e formação de monitores e educadores sociais. Nasceu em São Paulo e reside em Santo André.

 

 

 

 

Cesar Silva

 

    César Silva é resenhista de quadrinhos, e exerceu a profissão durante muitos anos no fanzine Hiperespaço, que foi publicada até 2004. Desde então, tem resenhado mais literatura, no Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica, mas mantém uma atividade de divulgação no seu blog.

http://www.mensagensdohiperespaco.blogspot.com.br/

 

 

 

 

 

 

Giuliano Tierno de Siqueira

 

    Escritor, contador de histórias, leitor em voz alta, pesquisador. Doutorando e mestre em Arte e Educação pelo Instituto de Artes da UNESP. Coordenador de Programas e Projetos da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas. Foi Diretor de Curadoria e Programação do Centro Cultural São Paulo. Foi Diretor da Divisão de Ação Cultural e Educativa do Centro Cultural São Paulo. Foi Supervisor do Educativo da 29ª Bienal de Artes de São Paulo. Atualmente é coordenador e professor do curso de pós-graduação lato sensu em A Arte de Contar Histórias – Abordagens poética, literária e performática pela FACON.

 

 

 

 

Alexander de Souza

 

    Natural de São Paulo, Alexander de Souza é saxofonista, multi-instrumentista, compositor, sonoplasta, produtor musical e músico educador.

Diplomado em saxofone MPB/Jazz - performance e improvisação (Conservatório de Tatuí – Brasil), a onde posteriormente passou a atuar como professor de saxofone, flauta transversal e prática de conjunto na área de MPB & Jazz.

Atualmente faz licenciatura em Educação Musical pela UFSCar, é monitor pedagógico e artístico do grupo “Jazz Combo do Conservatório de Tatuí”, integrante da “Gafieira Instrumental Paulistana” e Instituto Visão Futuro.

web: www.alexanderdesouza.blogspot.com.br

 

 

 

 

Anette de Camargo

    Cantora e pianista nascida em 09/08/1977. Vivenciou música desde os cinco anos de idade, época em que se apegou a um pequeno pianinho de brinquedo, passando horas e horas tentando reproduzir as músicas dos desenhos animados que passavam na televisão. Estudou piano erudito na Fundação das Artes de São Caetano do Sul com Ulisses de Castro entre 1989 e 1996, e piano popular na Universidade Livre de Música, em São Paulo, com Liz de Carvalho entre 1996 e 1999. Participou de três Festivais de Inverno de Campos do Jordão (1995, 1996 e 1997). Integrou o Coral do Estado de São Paulo (1996/1997). Já participou de vários festivais e projetos de música instrumental, como o projeto Sons da Cidade de São Bernardo do Campo (1999/2004), o Projeto Plataforma ABC no Sesc São Caetano (2003), a 1a Mostra Brasil instrumental de Tatuí-SP (2004), o Festival Inverno de Paranapiacaba (2005 e 2008), além do Sesc Sto André em 2006.

 

Giselle Maria

 

    Cantora, compositora, professora de canto, poeta e terapeuta corporal com base na medicina chinesa formada pela Universidade Livre Casa de Bruxa.
Iniciou seus estudos no ano de 97 aos 16 anos cantando no Água Viva Coral em Caraguatatuba, sua cidade natal, também em paralelo desenvolvendo um trabalho de violão e voz com o maestro José Maria do Prado, numa parceria que durou 06 anos em apresentações por todo o Litoral Norte e Vale do Paraíba.
Como cantora desenvolve um trabalho de Jazz, Bossa, Samba e Choro por bares de São Paulo, Grande ABC, teatros, Sescs e Espaços de Artes. 
Formada pela Unisantanna em Licenciatura em Música, também estudou o Canto Popular no Conservatório Santa Cecília com Otávio Bonfim e no Centro Cultural de São Paulo com May Kahtouni.

Desde 2005 leciona canto popular e canto coral sempre com o foco de trabalhar o holístico: VOZ, MENTE E CORPO através de técnicas vocais e corporais, para um melhor conhecimento e cuidado da saúde vocal.

 

Carlos Sereno

   

    Primeiro foram as conversas de minha mãe com meu pai contando histórias da terra deles: a Espanha. As lembranças e a saudade. O tempo foi passando e quando aprendi a ler vieram outros tipos de histórias. Os gibis, os contos de fadas e as histórias infantis que lia e recontava para alguns amigos de infância, que adoravam.

O tempo foi passando. Lento no início. Depois depressa. Ouvi, li e assisti muitas histórias. Ouvir, ler e assistir histórias está entre as coisas que mais gosto de fazer além de contar, contar, contar... Ah, sou formado em Educação Artística com especialização em Teatro e adoro dar aulas de arte em que tenho oportunidade de brincar com uma turma bem grande de crianças. Tenho um convite para fazer: Que tal viajarmos juntos em Setembro na FLIPARANAPIACABA?

 

 

 

André Orbacan

 

    É ator e dublador, formado pelo Estúdio

Digital Belas Artes. Desde 1996 quando iniciou seus estudos

em teatro no colégio vem se aperfeiçoando nas áreas de

comunicação, teatro, contação de histórias e cinema/TV.

Atualmente se dedica à formação de contadores de histórias

infantil/adulto, à pesquisa e documentação de memórias, a

sensibilização através do teatro e contação de histórias em

presídios e atua nos grupos Cia. Os Rouxinóis e Teatro da transpiração.

 

 

 

 

 

 

Fabiano Calixto 

 

   Nasceu em Garanhuns, pe, em 8 de junho de 1973. Vive em São Paulo. É mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada pela usp. Publicou Nominata morfina (Córrego/Corsário-Satã/Pitomba, 2014), Equatorial (Edições Tinta-da-China, 2014), Sanguínea (Editora 34, 2007), Música possível (CosacNaify/7Letras, 2006), entre outros.

 

 

 
 

 

 

Iracema Mendes Régis

 

   Iracema Mendes Régis é cearense, radicada em Mauá-SP, formada em jornalismo, autora de 21 títulos publicados entre poemas, literatura de cordel, contos, resenhas, ensaios literários, literatura infantil e biografia, sendo cinco desses títulos contemplados pelo FAC - Fundo de Assistência à Cultura de Mauá. Com 13 premiações distribuídas por várias categorias, inclusive Mulher Destaque pelo conjunto da obra literária (2007 e 2008). Recebeu, ainda, o título de Cidadã Mauaense, outorgado pela Câmara Municipal de Mauá.

 

 

 

 

 

Eduardo Sterzi

 

    Sterzi formou-se em Jornalismo pela UFRGS, tendo trabalhado no jornal Zero Hora. Mestre em Teoria da literatura (PUCRS) com dissertação sobre Murilo Mendes e doutorado em Teoria e História Literária na Unicamp, com tese sobre o livro Vita Nova, de Dante Alighieri. Atualmente reside em São Paulo. É um dos editores da revista de poesias Cacto e de K Jornal de Crítica. Entre suas publicações, os livros de poesia Prosa (2001) e O aleijão (2009) e os artigos Drummond e a poética da interrupção, no volume Drummond revisitado, organizado por Reynaldo Damazio (Universidade São Marcos), e O mito dissoluto, no número do 3 da Rivista di Studi Portoghesi e Brasiliani. Organizou o volume Do céu do futuro: cinco ensaios sobre Augusto de Campos.

 

 

 

 

João Silvério Trevisan 

 

   Escritor de literatura ficcional, ensaística e infanto-juvenil, tem 12 livros publicados, entre ensaios, romances e contos. Realizou inúmeros trabalhos como roteirista e diretor de cinema, dramaturgo e jornalista. É autor do longa metragem cult ORGIA OU O HOMEM QUE DEU CRIA (1971), que ficou retido durante mais de 10 anos pela ditadura. É tradutor do espanhol e inglês, tendo vertido para o português obras de Jorge Luis Borges, Guillermo Cabrera Infante e Melanie Klein, entre outros. Foi contemplado com uns dos principais prêmios artísticos brasileiros, tendo recebido 3 vezes  o Prêmio Jabuti, um dos mais reputados prêmios literários do Brasil, assim como 3 vezes o Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Artes (APCA), o último deles com seu mais recente romance: REI DO CHEIRO (Ed. Record, 2009). Recebeu, com suas peças teatrais, prêmios nos Festivais de Teatro de João Pessoa e Campina Grande. Foi contemplado com bolsas da FUNARTE (Fundação Nacional de Arte), Fundação Vitae (São Paulo) e Prefeitura da Cidade de Munique (Alemanha). Recebeu mais de uma vez o Prêmio Estímulo, da Prefeitura de São Paulo, para desenvolvimento de roteiros cinematográficos. Em 2001, foi escritor-residente na Universidade do Texas, em Austin. Seu conto "Dois corpos que caem" compõe a antologia "Cem Melhores Contos Brasileiros do Século 20". Sua obra já foi traduzida para o inglês, alemão, espanhol, italiano e polonês. Ativista na área de direitos humanos, fundou em 1978 o “Somos”, primeiro Grupo de Liberação Homossexual do Brasil. Viveu em San Francisco (USA), Cidade do México e Munique (Alemanha).

 

 

Santiago Nazarian 

 

    (São Paulo, 1977) é autor de diversos romances, entre eles Biofobia e Mastigando Humanos, e do volume de contos Pornofantasma.Seu projeto literário é classificado como "existencialismo bizarro", no qual mescla referências clássicas da literatura existencialista com cultura pop, trash, humor negro e horror. Tem obras publicadas em vários países da América Latina e Europa e direitos vendidos para cinema e teatro. Em 2007, foi eleito um dos escritores jovens mais importantes da América Latina pelo júri do Hay Festival em Bogotá, Capital Mundial do Livro. Além de escritor, é tradutor, roteirista e colabora em diversos periódicos.

 

 

 

 

Circo de Trapo

 

   A Cia. Circo de Trapo é um grupo teatral que existe desde 2002 e é composto por atores, palhaços, mediadores de leitura e contadores de histórias que desenvolvem prioritariamente trabalhos voltados para a infância e a juventude.

Em 2011/2012, em parceria com o palhaço e diretor Claudio Thebas, o grupo trabalha na pesquisa O AVESSO DA GENTE que resultará em uma nova produção teatral inspirada no universo da autora Eva Furnari.

http://www.circodetrapo.com.br

 

 

 

 

 

Lawra Lustosa (Cosplay)

 

    Lawra é o nome artístico de Laura Lustosa. Ela faz cosplay de personagens de HQ japonês e também das bonecas Monster High em eventos de HQ, lançamentos das bonecas em lojas, feiras de brinquedos e também em programas de televisão. Já foi premiada em vários concursos de Cosplay. Também é a maior colecionadora da boneca Monster High e seus acessórios do país.

 

 

 

 

 

 

 

 

Ana Paula Silva

 

    Psicóloga formada pela Universidade de Guarulhos em 1995, com especialidades em psicologia clínica, educacional e organizacional. Experiência em gestão de organizações sem fins lucrativos de grande porte, com atuação no Brasil, Estados Unidos e Moçambique. É coordenadora de acesso ao livro da Fundação Dorina Nowill para Cegos com projetos de apoio à inclusão, dentre os quais pesquisa, capacitações, gerenciamento e formação de Rede de Leitura Inclusiva pelo Brasil.

Participação nos seguintes eventos: Encontros “Leitura e Escrita de Qualidade para Todos” que apoia o PNLL – Plano Nacional de Livro e Leitura – Brasília e São Paulo (desde 2013) 59ª Feira do Livro de Porto Alegre (mesa). Encontro Nacional de Bibliotecas Públicas – Belém (capacitação). VIII SENABRAILLE – Seminário Nacional de Bibliotecas Braille (capacitação)II Forum Catarinense do Livro e da Leitura – Florianópolis (mesa)

16º Salão FNLIJ – Fundação Nacional do Livro Infantojuvenil -  Rio de Janeiro (mesa). 

 

 

Gente de Palavra

 

    São pessoas que se definem através do trabalho com a palavra, da busca pela perfeita expressão. Qualquer um faz a palavra falar, mas a gente faz mais. Conosco, a palavra brinca, sente, emociona; conosco, a palavra chora, revolta, briga; a palavra pode odiar ou amar. Com nossa gente, a palavra ganha mais vida, por isso a insistência no poema, na poesia das palavras.

    Gente de Palavra é um projeto que vai trazer ao público o que escreve essa gente que passa horas a bulir com as palavras, só pelo prazer de extrair delas muito mais que um mero discurso, um texto que seja e faça sentido. Com quase dois anos fazendo saraus e revistas e agora editando livros, Gente de Palavra é muito mais que uma editora, é um núcleo cultural pela disseminação da palavra.

 

 

 

 

Victor Faria

 

Victor Faria é professor, poeta e escritor infantil. Produz artesanalmente livros, pela Fariaria livros inusitados e, também, realiza oficinas lúdico-literárias. Aplicando novos conceitos de literatura para os mais diversos meios, contextos e formas.   

Thina Curtis

 

    Trabalha com Arte-Educação é referencia nacional e latina- americana nos Fanzines,   zineira a mais de 2 décadas,produtora cultural de artes sem medidas e fronteiras. 

Ministra oficinas aonde a literatura vem reforçar o senso crítico pela cidadania e consciência em debates sociais. Produz coletâneas musicais e eventos culturais. . Poetisa, resenhista , responsável pelo evento itinerante  de Artes Integradas e publicações Independentes que tem circulado o Brasil  Fanzinada.(a Fanzinada foi indicada em 2013 ao 25° Troféu HQ MIX na modalidade melhor evento).

A Fanzinada ´e hoje referencia nacional em fanzines e publicações independentes.

    A  Fanzinada é uma mistura de várias linguagens artísticas e culturais. Acabou se tornando um evento de referência no circuito dos fanzines, por ser um evento envolvente, itinerante e criativo. É uma ação simbólica pela preservação da memória dos fanzines no Brasil.

 

Danilo Tomic

 

    É pianista, maestro, compositor, performer e ator. Formado em composição pela ECA – USP, estudou composição, regência, musicologia e etno-musicologia em Berlim, Alemanha. É diplomado em shakuhachi (flauta de bambú japonesa) com o mestre Tsuna “Baikyoku” Iwami.

 

 

Revista Cabeça Ativa

 

    Criada em maio de 2008, é a primeira revista temática do litoral paulista, totalmente alternativa e impressa em papel reciclado.

Apresenta estilos variados dentro de um mesmo tema, onde são selecionadas ideias em forma poética, fragmentos musicais ou trechos de textos de qualquer época, estilo ou escola. Poetas e escritores alternativos e consagrados ofertam um banquete de opções e a revista Cabeça Ativa se farta deste menu, formando assim, em edições trimestrais uma mini antologia abrangente e independente, com capas criadas pela artista plástica inista Neli Vieira. (a partir do n.º18 - tema Bebidas) - Editores: Cláudia Brino e Vieira Vivo - -www.revistacabecaativa.blogspot.com

 

 

    Quatro Dedos de Prosa  (Escritores do Grande ABC)

 

    É um grupo de amantes da literatura -, escritores e leitores, que se  reúnem, há mais de 15 anos para apresentar seus trabalhos e conversar sobre a arte e criação literária. São encontros líteromusicais que acontecem sempre nas segundas terças-feiras de cada mês, das 14h às 17h, na Casa da Palavra, em Santo André e é  gratuito e aberto ao público em geral.
 

 

 

    Ana Maria Reisky von Dubnitz Führ  

 

    Nasceu há 41 anos em Petrópolis - RJ, a 1 km do museu imperial. É filha de austríaca com carioca, por isso sempre passa por gringa... Aos 11 anos já editava o jornalzinho "Dragão azul" com amigos da vida. Na época teve professores de portugues e literatura que são os culpados pelo seu amor à poesia. Formada em administração pela UFF - Niterói- RJ e com trajetória de 10 anos trabalhando em multinacional, hoje atua no meio da música, poesia e contação de histórias. Casada com gaúcho, morou 12 anos em MG e é mãe de 1 par de fihos com os quais faz poesia até com sopa de letrinhas. As vezes eles interrompem na escrita de seu primeiro livro, que em breve sairá do forno. Vive há 4 anos em Santo André, onde descobriu saraus e terra boa pra plantar poesia.

 

 

 

 

    Tantas Letras

 

    Os cursos de criação e crítica literária Tantas Letras!, promovidos pela Prefeitura de São Bernardo do Campo entre 2007 e 2011, renderam muitos frutos para além das quatro paredes em que as “aulas” ocorriam. O principal deles talvez seja a amizade entre os diversos participantes, que têm promovido saraus em diversos cantos para compartilhar a poesia que escrevem. A antologia "Subúrbios da Caneta, Ed. Dobra"       reúne poemas de 19 autores que passaram pelos cursos.

 

 

    Leitores de Luz

 

    Trata-se de um Projeto que visa desenvolver nos educandos o amor pela leitura em geral,contos, poemas, prosas, versos, etc..., repartir as beneficies desse ato com crianças de orfanatos, idosos em asilos, cegos em instituições que gravam as leituras e pessoas adoentadas em hospitais, desenvolver a solidariedade e a cidadania, plantando as sementes da Suave Revolução. 

 

 

    Cia. Balaio D'Arte

 

    A Cia. Balaio D'Arte, protagonizada por Beto Paschoal e Lais Böker, foi criada em 2008, mas só deu início às atividades profissionais a partir de 2010 com apresentações do musical cênico "O Mundo Imaginário". Devido ao alto interesse do público, mídia televisiva, artistas e apresentadores como Ziraldo, Rolando Boldrim , Cátia Fonseca  e muitos outros, a Balaio D'Arte lançou uma nova obra chamada S.O.S. Natureza, que já está se tornando um grande sucesso também.

        O musical cênico "O Mundo Imaginário" aborda o contato da criança com os pequenos animais, na maioria, domésticos e o "S.O.S. Natureza" tem como foco animais exóticos e os que se encontram em risco de extinção.

        O objetivo da Balaio D'Arte é criar temas que abordem o cuidado com a Natureza do Planeta Terra.

 

 

    Andrea Paula dos Santos Oliveira Kamensky

 

    Andrea Paula dos Santos Oliveira Kamensky é historiadora, focalizadora de Danças Circulares, estudante de Educação Artística e Filosofia, leciona na Universidade Federal do ABC (UFABC). Coordena o grupo de pesquisa e extensão ABC das Diversidades, que tem realizado e promovido as seguintes atividades artísticas e culturais junto aos estudantes e com a comunidade: oficinas e vivências de Dança Circular; Escrita Criativa; Biografia, História Oral e Audiovisual; Teatro e Performance; Cultura Popular; Arte, Ciência e Tecnologia; Patrimônio Natural, Arborização Urbana e Fotografia; Desenho e Pintura; HQs; Memória dos Paladares & Tecnologias e Culturas Alimentares. É mediadora do Projeto Sessão da Tarde do Sesc Santo André, pelo qual são exibidos filmes como parte do Trabalho Social com Idosos (TSI) e debatidas questões em torno da linguagem do cinema, dos processos de envelhecimento e das relações intergeracionais. É coordenadora do Curso “Gênero e Diversidade na Escola” para a comunidade escolar da rede pública municipal de educação básica, numa parceria com o Ministério da Educação e a Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo. É autora de blogs educativos, poesias e contos em livros artesanais; além do livro Ponto de Vida: cidadania de mulheres faveladas (Ed. Loyola, 1996) e co-autora dos livros Vozes da Marcha pela Terra (Ed. Loyola, 1998, finalista do Prêmio Jabuti, categoria Reportagem); Patrimônio Natural dos Campos Gerais do Paraná (Eduepg/Fund. Araucária, 2007); da Coleção História em Projetos (4 v., São Paulo: Ed. Ática, 2007, ganhadora do Prêmio Jabuti, categoria Livros Didáticos, em 2008; Simão Mathias Cem Anos: Química e História da Química no início do século XXI (Ed. SBQ/Cesima, 2010); História e Memória (M. Marchiori, org., v. 4, Coleção Faces da Cultura e da Comunicação Organizacional, Difusão Editorial/Ed. Senac RJ, 2013).

 

 

    Vanessa Meriqui

 

    Pós-graduada na Arte de Contar Histórias,  atua em bibliotecas, redes de livrarias (Saraiva Mega Store, Cultura, Livraria da Vila, FNAC, Nobel); Sescs de São Paulo e interior, centros culturais em todo País, escolas, feiras literárias (como a Bienal Internacional do Livro-SP, Bienal do Livro-POA), entre outros espaços em todo País. Ministra cursos, oficinas e palestras em universidades e instituições de ensino público e privado. É capacitadora em instituições como Fundação Abrinq, Instituto Ethos, FDE e na Associação Viva e Deixe Viver, com oficinas sobre diversos temas sobre literatura infantil e a arte narrativa. É voluntária também como capacitadora e contadora de histórias no Hospital Sabará-SP.

Possui cinco livros infantis publicados, com mais dois a serem lançados ainda este ano. A partir desse trabalho, faz encontros entre autora e alunos em escolas, com uma oficina de estímulo à leitura, escrita e produção literária. Como atriz e tem desenvolvido trabalhos que reúnem o teatro à arte de contar histórias.

 

 site: www.vanessameriqui.com.br

 

 

    Rubens Jardim

 

    Tem 68 anos, jornalista e poeta. Publicou poemas nas antologias: 4 Novos Poetas na Poesia Nova(1965,SP), Antologia da Catequese Poética(1968,SP), Poesia del Brasile D’Oggi(1969,Itália), Vício da Palavra(1977,SP), Fui Eu(1998,SP), Poesia para Todos(2000,RJ), Antologia Poética da Geração 60(2000,SP), Letras de Babel(2001,Uruguai), Paixão por São Paulo(2004,SP), Rayo de Esperanza(2004,Espanha), Congresso Brasileiro de Poesia(2008,RS).

É autor de três livros de poemas: Ultimatum(1966), Espelho Riscado(1978) e Cantares da Paixão (2008). Promoveu e organizou o ANO JORGE DE LIMA em 1973, em comemoração aos 80 anos do nascimento do poeta, evento que contou com o apoio de Carlos Drummond de Andrade, Menotti del Pichia, Cassiano Ricardo, Raduan Nassar e outras figuras importantes da literatura do Brasil.

Organizou e publicou JORGE, 8O ANOS - uma espécie de iniciação à parte menos conhecida e divulgada da obra do poeta alagoano. Integrou o movimento CATEQUESE POÉTICA, iniciado por Lindolf Bell em 1964, logo após o golpe militar. Nosso lema era: o lugar do poeta é onde possa inquietar. O lugar do poema são todos os lugares..

Participou da I Bienal Internacional de Poesia de Brasília (2008) com poemas visuais no Museu Nacional e na Biblioteca Nacional. Fez também leituras no café Balaio, Rayuela Bistrô e Barca Brasília. E participou da Mini Feira do Livro, com o lançamento de Carta ao Homem do Sertão, livro-homenagem ao centenário de Guimarães Rosa.

No final de 2012, a plaquete Fora da Estante, seleta de seus poemas, foi publicada na Coleção Poesia Viva, do Centro Cultural São Paulo.

Participou, em 2013, das homenagens realizadas na Câmara Municipal de São Paulo ao 25 de abril português. Na ocasião, leu poema escrito especialmente para a celebração dos 39 anos da Revolução dos Cravos.

 

 

 

    Vinícius Canhoto

 

   

    Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo. Leciona nas áreas de Filosofia, Criação Literária e Estímulo à Leitura. Autor do blog Inferno Riscado a Giz e Crônica para Camaleões. Publicou nas revistas: Cult; Coyote; Zunái; Vida Interior; Tantas Letras; Laboratório de Poéticas. Coordenou as Oficinas Literárias: Conto e Contraponto; Convite à Poesia; Filosofia e Liberdade; Texto e Intertexto; Encontros e Desencontros, entre outras. Seu conto, A Gravidez de Lady Macbeth, foi adaptado para teatro pelo Grupo Satori de Porto Alegre (RS). 

 

 

 

    Hélio Neri

 

   

      Nasceu em Santo André (SP), em 1973. Publicou as plaquetes Avulsos (2002), 

Sombras das Coisas (2003), Registro (2005), Febre (2006) e o livro de poemas Anomalia (2007).

 

 

    Infinito Olhar

     

    O projeto Infinito Olhar nasceu da experiência de da psicóloga, neuropsicóloga e

arte-terapeuta Elisangela Cristina de Oliveira e o fotógrafo e publicitário Paulo Riscala

Madi que oferecem seus conhecimentos a serviço da comunidade do local onde

escolheram viver: a Vila Ferroviária de Paranapiacaba, conferindo ainda mais verdade

ao projeto. 

 

 

   Suindara Rock Sertão

     

    Projeto musical autoral nascido da iniciativa de seis artistas, que mescla a música regional com o rock e outros estilos musicais brasileiros. Regado com muita poesia e sob a influência da literatura regionalista brasileira e da literatura fantástica latino-americana, o espetáculo RASGA TROIANO propõe uma viagem profunda pelos rincões do Brasil e seus ricos personagens.

O encontro da literatura com a música leva o espectador a mergulhar numa experiência emotiva-sensorial, reencontrando-se com sua humanidade e a alegria de sentir o cheiro do café coado na pano e o ar fresco de uma manhã de outono com seu sol morno, ouvindo a sinfonia do cantar de passarinhos.

Integrantes:

Gi Meireles: Voz - Rico flautista- flauta, violoncelo e voz / Rosana Camilo- viola e voz

Zana Cândido – percussão / Valter Gusmão – violão e voz / Alexandre Carreira  - Narração / Produção: Alexandre Carreira 

 

 

   Teatro do Tomé

     

    O espetáculo infantil O Mistério dos 4 P’s realizou temporada de sucesso 

no Teatro União Cultural e na rede CEU da região metropolitana de São Paulo 

no ano de 2012. Partindo de uma abordagem diferenciada, algumas historias e personagens 

    clássicas dos contos infantis foram contextualizadas com a realidade da criança 

contemporânea através de muita interação com o público e levantamento 

de diversas questões dentre as quais o incentivo a leitura, com o propósito 

de formação de novos leitores. O espetáculo retoma alguns valores que não são muito discutidos no cotidiano, além de dialogar com o imaginário, o lúdico, o faz-de-conta, importantes no processo de construção de mundo da criança.

 

site: teatro-do-tome.webnode.com

e-mail: picsproducao@yahoo.com.br

 

 

   Conceição Bastos

     

    Escritora, formada em Serviço Social. Publicação: Diário de uma mulher em rota de chuva, Dobra. 

 

http://umlivrodecapavermelha.blogspot.com.br/

 

 

   

   O OCO

     

    A experimentação teatral "O OCO" trata das possíveis relações do homen com a figura de Deus, a partir da perspectiva da escritora. É um monólogo que acontece num espaço intimista, no formato de arena, com intenção de aproximar o espectador do ator, em uma analogia das relações de proximidade do fiel com seu Deus.  

 

Texto: Hilda Hilst

Dramaturgia e Direção: Rafael Truffaut Intérprete: Mauricio Coronado Jr.

Preparação do ator: Natacha Dias

Cenografia e Figuirnos: Cris Amorim

Sonoplastia: Dr. Ailton e Carol Guimares Produção: Mauricio Coronado Jr.

 

 

   

   SteamPunk 

     

    Trata-se menos de uma organização e mais de um conceito, sobre o qual representantes da comunidade SteamPunk podem criar suas Lojas, como são denominadas as células montadas a partir do conceito do Conselho.

    Para tanto os idealizadores lançaram mão de conceitos sofisticados que garantissem a possibilidade de qualquer um, em qualquer lugar, independente do poder aquisitivo, idade ou qualquer outro entrave costumeiro, se visse impossibilitado de fruir a cultura SteamPunk do seu jeito e sem a necessidade de aderir a qualquer organização burocrática ou centralizadora.

    O Conselho SteamPunk tem como missão oferecer mecanismos para a divulgação da cultura SteamPunk, disponibilizar material de referência, promover toda sorte de eventos correlatos, incentivar a produção cultural desta sorte de subjetividade, prestar homenagem a todos aqueles que criam material do gênero e produzir cultura SteamPunk em todas as formas que nos for possível.

    O projeto do Conselho SteamPunk envolve uma série de iniciativas individuais e colaborativas que serão elencadas cumulativamente neste espaço.

 

 

   

    Leandro Street Blues

     

    Leandro Street Blues ( gaita e bateria ) & Thiago Aoki ( vocal e guitarra ) tem em sua bagagem um repertório recheado dos grandes clássicos do Blues, passando pelo introspectivo Slow Blues, o eletrizante Chicago Blues eo dançante Boogie Woogie e West Coast Blues.
    O duo se destaca por apresentar um formato diferente, onde além da voz, gaita e guitarra possuem uma bateria acústica deixando o som ainda mais encorpado e contagiante.

    Influenciados pelos bluesmen da decada de 50 onde a maioria deles também começaram suas carreiras tocando nas ruas, o duo vem conquistando espaço no cenário do Blues no Brasil se apresentando em conceituadas casas de shows como o Bourbon Street Music Club, uma das maiores casas de música ao vivo da América do Sul, lar de grandes nomes como B.B King, Ray Charles, Etta James e Nina Simone, em Festivais como Arte na Rua promovido pela Rede Globo e Prefeitura de São Paulo e o 14° Festival de Inverno de Paranapiacaba além de tocar em diversos pubs, barzinhos, restaurantes, recepções de eventos etc... mas é nas ruas que eles consideram ser "O PALCO SAGRADO" pois estão levando para o público em geral a cultura do blues.

 

 

 

   

    Douglas Borges Gomes

     

    Guia de turismo formado com registro na EMBRATUR, morador da vila de Paranapiacaba há 15 anos e monitor local há 13.  Tem cursos de contação de histórias e de vivência ambiental.
 

 

 

   

     Jairo Costa

     

     É escritor, editor e pes¬quisador independente de mitologia e folclore. O autor participa de expe¬dições em busca do inson¬dável e do desconhecido desde os 13 anos de idade. Aventureiro, no final da dé¬cada de 1990 cruzou o país pedindo carona. Já morou em várias cidades do Brasil. Jairo utiliza o pseudônimo Rauda Graco para publicar sua produção literária desde 2004. É casado com Izabel Bueno e tem dois filhos, Jean e Izabela. Atualmente mora em Santo André

 

 

   

     Projeto Locomotiva

     

     

    É uma orquestra que visa o desenvolvimento social e cultura através da música , buscando melhores condições de envolver menores carentes na sociedade

 

Maestro: Rogério Schuindt 

 

 

   

    Edson Bueno de Camargo

     

     

    Pedagogo e poeta. Publicou: “A fome insaciável dos olhos” -  Editora Patuá - 2013; “cabalísticos” - Orpheu – Editora Multifoco – Rio de Janeiro – 2010; e mais três outros. Participou de algumas antologias poéticas e publicações literárias diversas.  Http://umalagartadefogo.blogspot.com

 

 

   

    SAMBOSSA SP Na Poesia

     

    O que acontece quando a música visita a poesia? No mínimo, uma mistura de sensações e ritmos, em uma experiência para ser degustada verso a verso, nota a nota. 

    O Sambossa levará à 1a Feira Literária de Paranapiacaba um pouco da história dos gêneros do samba e da bossa por meio de sonoridade instrumental compacta e arranjos vocais mais elaborados. Os Afro sambas de Baden Powell e Vinicius de Moraes renascem em meio a músicas autorais, clássicos do jazz, do samba e, agora, se misturam às poesias com a participação de Karina Gercke, em uma apresentação inédita e pra lá de especial.

    O grupo musical teve sua primeira formação em 2005 e hoje, André Meneguetti, Daniel Simon e Fred Schiera seguem com as apresentações em várias casas de shows, bares e teatros da capital e interior de São Paulo.

 

 

   

    Karina Gercke

     

    Nasceu no início de uma madrugada, na cidade de São Paulo, mas precisa do mar por perto. Tem o Sol, Marte, Mercúrio e Vênus em escorpião, diz o mapa. Canta, dança, viaja e vive, por prazer. É gestora de projetos editoriais, editora e redatora. Cronista e poetisa, participa do Projeto Coletivo “O Melhor de Mim: Poesias Escolhidas Vol. II”, de Saraus, Salões de Poesia e apresenta alguns dos seus textos em meio aos acordes do Sambossa. Fez dos livros sua profissão e das palavras seu refúgio. 

 

 

   

    Coletivo Azul Vinil 

     

    É o menor coletivo de todos os tempos, contando com dois integrantes: Adolar Barreira e Luiz Carlos da Silva (DJ Lovinil), agentes culturais em Diadema/SP, pesquisadores informais de música e colecionadores de LPs. Participam de eventos ligados a cultura dos discos de vinil na Grande São Paulo, como a Feira Livre do Vinil, e realizam projetos como o “Café com Bolachas” e a “Bolacharia”, em espaços culturais de Diadema e região, entre outras ações e aventuras.

 

 

   

    Celso - Emporio D´Vino

     

   Workshop o D’Vino universo das harmonizações.

 

    Abordagem do universo gastronômico, debates e apresentações sobre elaboração de pratos, na busca de sabores e experiências do paladar. Degustação de vinhos e cervejas artesanais. Cultura, histórias e curiosidades. Participação de professores especialistas das áreas e anônimos Gourmets. 

 

 

 

   

    Vanessa Molnar

     

   Nasceu em 1976 em Santo André, é escritora e professora, Bacharel em História, especialista em Arquivologia Pelo Instituto de Estudos Brasileiros da USP e Mestranda do Programa de Estudos Culturais da USP. É autora do livro: Crônicas de Uma TAra GEntil, Editora Escrituras.

 

 

 

   

    Banda Bico Fino

     

    Dupla formada em 2012, composta de Paloma Bastos, voz e violão; e Kat Alcantara, cajon. Com repertório de MPB e Pop Rock a dupla toca sucessos nacionais e internacionais, não deixando de lado músicas próprias agitando o público com ritmos dançantes, com uma pegada agitada e com muito bom gosto, formando assim o 

 Projeto Bico Fino.

 

 

 

   

    BossaD Trio

     

    Janete Brito, Renata Seguchi e Carlos Ribeiro, amigos professores com experiências diversas com música, entre participações em grupos e projetos na área da educação, se reuniram a cerca de um ano para difundir boa música e um gosto em comum – o amor pelo cancioneiro brasileiro, em particular pela bossa nova.

 

 

 

   

    Palhaço katitullin

     

    Com 17 anos dedicados a carreira, o Palhaço Ray Katytullin vem trabalhando para o teatro e circo criando números , espetáculos e ministrando aulas e oficinas em vários projetos sociais e escolas.

    Atua desde 2003 no Projeto Programa escola da família. Em 2008 participou da bienal do livro. Em 2011 participou de varias apresentações no Gran Plaza SHOPPING ABC. Esse ano participou do Festival do chocolate Ribeirão Pires.

 

Atualmente,  ministra oficinas de palhaço e faz apresentações. 

bottom of page